SÃO PAULO – O Outlook.com, novo Hotmail, foi lançado há apenas seis horas e já alcançou a marca de 1 milhão de usuários, de acordo com informações da Microsoft postada no Twitter da empresa.

O site, que foi anunciado na última terça-feira (31), atualmente está na versão piloto e sem um prazo determinado de duração. Enquanto isso, os usuários poderão continuar usando o Hotmail e terão a opção de transferir para o Outlook.com; os e-mails enviados no endereço antigo do Hotmail serão automaticamente transferidos para o novo. A Microsoft pretende, ao longo do tempo, mover todos os usuários para o Outlook.com.

Objetivo dessa mudança é atualizar o produto, e permitir que ele interaja com outros serviços das Microsoft, além de dar aos usuários um único contato para as redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

A nova ferramenta não mostrará publicidades, adaptadas para e-mails, o que é considerado um golpe no Gmail, na qual vem sendo criticada pela Microsoft, que diz que os anúncios de produtos nos e-mails são “assustadores”.

Hotmail

O Hotmail foi lançado em 1996, como um dos pioneiros em serviço gratuito de e-mail on-line e da publicidade para e-mail. Dois anos depois, foi comprada pela Microsoft e nos últimos anos atingiu a marca de 350 milhões de usuários ativos. Os seus principais concorrentes são o Gmail, que já tem cerca de 425 milhões de usuários, e os serviços de e-mail da Apple e do Yahoo.