SÃO PAULO - Sua equipe conhece bem seus clientes? Caso tenha respondido positivamente a esta pergunta, você está no caminho certo. Se já se mostra preocupado com a questão e entende a importância deste relacionamento, ótimo. Agora, se jamais parou para pensar neste assunto, é bom mudar de caminho enquanto é tempo.

Relação delicada A manutenção do cliente, ou seja, o dia-a-dia de desenvolvimento do trabalho é bastante delicado, e deve ser cultivado e aperfeiçoado sempre, para que não caia no desânimo.

É preciso ter em mente que a principal missão da sua empresa é manter seu cliente, já que responde por grande parte do seu faturamento. Por isso, uma série de ações deve ser desenvolvida por você e sua equipe, no sentido de agradá-lo constantemente, oferecendo novidades e algo focado exclusivamente à necessidade dele. Isso faz a diferença no mundo dos negócios.

Conheça melhor o seu cliente Passada a fase da novidade, é muito comum que a situação se acomode: sua empresa presta um serviço de qualidade e o cliente, desta forma, está satisfeito. Por este motivo, você não deve se preocupar. Errado!

Lembre-se que, do lado de lá, ou seja, por parte do cliente, existem os mesmos fatores que o levam a mudar de decisão em algumas circunstâncias. Ele pode passar por dificuldades financeiras que lhe façam analisar a real viabilidade de contratar determinado serviço; pode ainda receber uma proposta tentadora de um concorrente, que oferece um produto diferenciado a um preço menor do que o seu; ou também pode optar por produzir, na própria empresa, o que a sua tem fornecido.

Você, como empresário, deve sempre lembrar que está exposto ao risco e que, para se defender, deve utilizar algumas armas. Pois bem, conquistar o seu cliente dia após dia é a mais eficiente delas.

Equipe unida no mesmo objetivo É fundamental propagar em sua empresa o conceito de qualidade no atendimento ao cliente. Para isso, seus funcionários devem ser treinados e motivados a participar. O ideal é sua empresa se manter próxima do seu cliente, mas sem saturá-lo. Mostre-se disponível para negociar ou para aperfeiçoar seu produto, de acordo com as necessidades dele. Procure estar informado quando às atividades desenvolvidas pelo cliente e novos serviços oferecidos. Desta forma, poderá conhecer seus problemas e, o melhor de tudo, oferecer as soluções!