InfoMoney (© InfoMoney - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da InfoMoney.)
Atualizado: 12/12/2013 15:58 | Por InfoMoney, InfoMoney

As 10 tendências apontadas pelo Fórum Econômico Mundial para 2014

Intensificação das disputas no Oriente Médio, ampliação da desigualdade social, persistente desemprego e rápida circulação da desinformação online chamam atenção


As 10 tendências apontadas pelo Fórum Econômico Mundial para 2014

SÃO PAULO - A chegada do fim de 2013 traz ao ar mais uma vez o clima de retrospectivas e projeções nos mais diversos campos do conhecimento humano. Nesta linha, um recente relatório do WEF (em português, Fórum Econômico Mundial) trouxe 10 projeções de cunho político, econômico e social de importantes membros do fórum sobre o que mais podemos esperar de 2014 sob um viés global e suas possíveis implicações e cuidados a serem tomados. Confira a lista abaixo:

1- Aumento das disputas sociais no Oriente Médio e Norte da África

Além dos catastróficos impactos civis e políticos nas duas regiões já afetadas por intensos conflitos sobre as mais diversas motivações, a economia mundial certamente também sofre com a intensificação das disputas locais. O principal destaque consequente imediato desta projeção é a produção de petróleo, que pode sofrer impactos capazes de mexer sensivelmente nos preços de uma das principais commodities mundiais.

2- Ampliação das disparidades sócio-econômicas

A disigualdade continua sendo um sério problema mundial. Neste quesito, o Brasil infelizmente figura entre os destaques, apesar dos esforços de recentes políticas governamentais de inclusão. "Não há dúvidas de que o crescimento da desigualdade é assunto de importância central", escreveu Helene D. Gayle, presidente do CARE USA e membro do Global Agenda Council em Pobreza e Desenvolvimento Sustentável, alegando que o segredo está em entregar às pessoas a capacidade de alcançar um futuro mais próspero.

3- Persistente desemprego estrutural

As crises das economias mais tradicionais arrastaram uma onda de desemprego pelo mundo, que começa a dar sinais de recuperação nos Estados Unidos, mas ainda se mostra um problema seríssimo em muitos países da Europa. "Há um crescente consenso do fato que, a menos que nos preocupemos com a crônica perda de emprego, veremos uma escalada na agitação social", afirmou S. D. Shibulal, CEO da Infosys e membro do Global Agenda Council em Multinationais Emergentes.

4- Intensificação das ameaças cibernéticas

"A ignorância das tecnologias emergentes em um nível político significa que eles não podem ser policiados, regulados ou controlados", afirmou Jonathan Zittrain, professor de direito e ciências da computação em Harvard e membro do Global Agenda Council em "Futuro da Internet".

5- Inatividade nas mudanças climáticas

O desdém de grande parte dos principais atores da economia global - responsáveis pela maior parte dos impactos causados no meio ambiente e seus consequentes efeitos nas elevações climáticas - torna o problema do Aquecimento Global ainda mais grave. Apesar de inúmeras pesquisas apontarem para sérias mudanças pelas quais a Terra deve passar se o ser humano não mudar alguns de seus atos mais nocivos à natureza, ainda carecem ações de grandes efeitos pragmáticos.

6- Redução na confiança nas políticas econômicas

A insatisfação popular com as ferramentas econômicas adotadas por diversas lideranças políticas mundiais tornou-se um marco também em 2013. Até no Brasil, país conhecido pela ausência de grandes manifestações civis, foi visto um novo comportamento da população. Cansado de um cenário que nunca deixa de se mostrar desfavorável, parcelas importantes da sociedade brasileira foi às ruas exigir resultados nos mais diversos quesitos - os movimentos deste ano ainda são muito difíceis de serem analisados como um todo, mas podem ter oferecido diversas lições às lideranças políticas.

7- Falta de valores de liderança

"Educação é a chave para mudar isso, uma vez que enquanto não conseguimos sempre mudar as coisas imediatamente, nós deveríamos ao menos estar aptos a entender o que está acontecendo e reclamar se não gostamos", escreveu Archbishop John Onaiyekan, cardial e arcebispo católico, e membro do Global Agenda Council em assuntos de fé.

8- Expansão da classe média na Ásia

"A razão destas sociedades asiáticas estão conseguindo ter êxito neste ponto é porque eles finalmente começaram a entender, absorver e implementar importantes reformas: econômias de mercado; maestria nas ciências e tecnologias; uma cultura de pragmatismo; meritocracia; uma cultura de paz; a regra da lei; e, claro, educação", afirmou Kishore Mahbubani, membro do Global Agenda Council na China.

9- O aumento da importância das megacidades

"Olhando para até 150 anos atrás, megacidades do passado, como Londres ou Nova York, reconhecemos que elas sofreram com muitas das mesmas imagens negativas frequentemente associadas às megacidades de hoje. Pense na imagem Dickensiana de Londres: uma cidade penetrada pelo crime, poluição, doenlas e desilusão. Não obstante, essas cidades eram altamente envolventes e formadas por sociedades diversas, oferecendo grandes oportunidades", disse Geoffrey West, membro ocupante de cadeira no Global Agenda Council em Sistemas Complexos.

10- A rápida circulação da desinformação online

O desenvolvimento de novas tecnoloogias para a transmissão de informações faz com que o fenômeno da comunicação se torne cada vez mais difícil de se monitorar. Desta forma, enquanto o acesso a informação é facilitado pelo advento de novos meios de difusão, dados fidedignos começam a ser confundidos com informações equivocadas.

Publicidade

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Foto: April Maciborka and David Wile
Bebês provam limão pela 1ª vez

você já viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida