InfoMoney (© InfoMoney - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da InfoMoney.)
Atualizado: 04/11/2013 14:28 | Por InfoMoney, InfoMoney

Governo brasileiro ignora advertências sobre bolha imobiliária, diz Bloomberg

Especialista diz não enxergar incentivo político para reduzir os empréstimos hipotecários


Governo brasileiro ignora advertências sobre bolha imobiliária, diz Bloomberg

SÃO PAULO - O governo brasileiro estaria ignorando as advertências do prêmio nobel de economia deste ano, Robert Shiller, sobre uma provável bolha imobiliária no País. Segundo publicado nesta segunda-feira (4) pela Bloomberg, o governo estaria impulsionando a demanda para ajudar as pessoas a comprarem mais casas, enquanto os preços sobem.

“Está acontecendo algo no mercado de crédito e, como o governo está muito preocupado com o crescimento, ele não vai deter essa festa (...) Haja ou não uma bolha, é um futuro problema. Eu não vejo incentivo político para reduzir os empréstimos hipotecários”, analisa o diretor de pesquisa para mercados emergentes da Nomura Holdings, Tony Volpon.

Para o estrategista-chefe do banco Mizuho do Brasil SA, Luciano Rostagno, a atual tendência dos preços imobiliários é insustentável . “As famílias já estão muito endividadas e o ritmo de crescimento do crédito, especialmente, no mercado imobiliário, é muito alto. Seria prudente diminuir o ritmo dos empréstimos ao mercado imobiliário.”

Ainda segundo a reportagem, os créditos para propriedades no Brasil representam uma parte pequena do PIB (Produto Interno Bruto) e do crédito total, quando comparado com outros mercados emergentes. Entretanto, os empréstimos imobiliários quase triplicaram, depois da crise financeira global, passando 2,3% para 6,8% do PIB, sendo que os preços das propriedades nas duas maiores cidades do país, quase que dobraram, em relação ao ritmo de crescimento da renda, desde 2008.

Publicidade

MSN Brasil no Facebook

para cimapara baixo

msn fotos

Foto: April Maciborka and David Wile
Bebês provam limão pela 1ª vez

você já viu?

  • Tradição secular

    'Mulheres do mar', que tiram o próprio sustento mergulhando na Coreia, podem desaparecer

  • Crime sexual

    Após ter fotos íntimas divulgadas, Marina Ruy Barbosa comentou o caso: ‘me senti invadida’

  • Nova arena

    Estádio do Palmeiras começa a tomar forma e já impressiona; veja como vai ficar

  • Jogos

    Daenerys, Khal Drogo e Harley Quinn estão entre melhores cosplays do mês; confira aqui

  • Marmita divertida

    Para demonstrar carinho pela sua filha, pai 'monta' vários personagens de desenhos com comida