INSS prorroga até dezembro prazo para prova de vida dos segurados

SÃO PAULO – A Previdência Social prorrogou o prazo para prova de vida dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o dia 31 de dezembro de 2014. O prazo anterior era dia 28 de fevereiro.

Dos 31,2 milhões de beneficiários ativos, ainda faltam realizar a renovação em torno de 4,7 milhões de pessoas, o que representa 15% do total. A prova de vida é feita diretamente no banco em que ele recebe o dinheiro e o INSS irá realizar uma força-tarefa com as instituições financeiras para que esses segurados façam o procedimento dentro do novo prazo.

Ao ser convocado o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc). Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia.

Procurador

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os segurados que residem no exterior também podem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.